Wednesday, March 29, 2006

David Teniers the younger


The Gallery of Archduke Leopold in Brussels , 1951

Mas digamos de passagem que este David pintou a Galeria do sr. Leopold em muitas alturas diferentes, como podem constatar na Web Gallery of Art.
Pois é, e já a proposito deixo o endereço da melhor ferramenta que encontrei na net para o meu mais actual passatempo. Só tem um endereço mas a barra de Menu superior é bastante rápida, o que de melhor se encontra em ordem alfabética de Artists ou Tours históricas. Excelente!

Web Gallery of Art
http://www.wga.hu/index1.html

Labels:

Tuesday, March 28, 2006

Viajar na biblioteca de Leuven


Estar de Erasmus é excelente! Tem sido a loucura e Viagens e Festas! Mas por vezes acordas com o dia livre em Leuven e parece que a cidade é pequena demais para mim!

Daí que me tenha lembrado de visitar a biblioteca! Em Portugal é sempre interessante para mim visitar a biblioteca, aqui também seria: uma biblioteca lindissima reconstruida por doações americanas depois da segunda guerra mundial, grande e sempre util numa cidade de estudantes.

A verdade é que quando estamos num país onde não percebemos a lingua, não é assim tão fácil e cativante visitar a biblioteca! Talvez por isso me tenha agarrado a quadros e pintores famosos! Não esqueçamos que temos muitos sentidos, daí recorrer a alternativas!

Foi muito fixe encontrar um livro de ilustrações famosas a mostrar a evolução dos Paises Baixos até à definição posterior de Holanda, Belgica e Luxemburgo. Nestes países de planicies extensas não foi fácil travar batalhas, sempre susceptiveis das investidas francesas com Napoleão, alemãs com Hitler, etc. As pricipais cidades como Amsterdao, Bruxelas eram altamente fortificadas, com diques e todas as defesas possiveis, ainda hoje visitei algumas torres ainda de pé, como o meu amigo César fazia, visitar os sítios e monumentos com conhecimento da sua historia faz-nos sentir mais especiais por podermos visitá-los! Sou uma sortuda!

comentários mais logo...

Labels: ,

Final do TIMES em Bruxelas




A Neli falou-me do jantar , final do TIMES e não é que a ESTIEM continua especial e única?

Encontrei um monte de gente conhecida, que nunca sonhei! E foi sem duvida mais uma lufada de ar fresco nos dias de Leuven, mas comento
mais qualquer coisa um dia destes.

Fomos sair para uma disco Havana Club junto ao palácio da Justiça,
e tive boleia de carro para Leuven, foi muito bom mesmo...

O palácio da Justiça, Bruxelas


Em 1865, Leopold II sobe ao trono por morte de seu pai Leopold I, querendo transformar o pequeno país numa gande nação, ele consegue adquirir o Congo em 1885 por negócios obscuros... Durante 25 anos abusa desta nação e esses dias continuam a não trazer orgulho aos belgas, no entanto um turista distraído vai ficar boquiaberto quando visitar o palácio da Justiça ou o Museu Royal das Belas artes, sem ter a noção que foi a concretização do sonho deste rei, que explorou a sua colónia de forma a conseguir o desenvolvimento Nacional...

Labels:

Thursday, March 23, 2006

Rembrandt, The Night Watch

Rembrandt Harmenszoon van Rijn, The Night Watch
(The Militia Company of Captain Frans Banning
Cocq and of Lieutenant Willem van Ruytenburgh).
1642. Oil on canvas.
Rijksmuseum, Amsterdam, the Netherlands.

Andei muito tempo pela internet à procura deste quadro, depois de ter visto um programa na TV sobre a sua história, única no movimento e postura mas também das várias vezes que tentou ser vandalizado.

Sabia que ele estava aqui por estes cantos da Europa, entre Bruxelas Amsterdão ou Londres, agora sei que está no Rijksmuseum de Amsterdão e vou visitá-lo dentro de uma semana.

Labels:

Michel Angelo, Creation of Adam

Michel Angelo, Creation of Adam
*Cappella Sistina, Vatican*

Esta recebi por simpatia de um amigo que visitou este tão belo país, que terá de continuar à minha espera, Itália.

Labels:

Hubert and Jan van EYCK, Ghent


The Ghent Altarpiece (1432) by Hubert and Jan van EYCK


Não se podiam tirar fotos, mas eu tive lá e de alguma forma consegui arranjar esta obra de arte na internet!!
A cor azul do vestido de Maria era muito caro de arranjar e o facto de João Baptista estar à direita do pai também é estranho, tal como Deus estar encarnada como uma pessoa!

Tenho que confessar que pessoalmente é muito mais estimulante, as paisagens em baixo são muito mais reais e cheias de permenores. São paisagens ficticias mas cheias de imperiais monumentos imaginados pelo autor, com tendências indias e até com palmeiras, o que demonstra que o pintor visitou o sul entre Espanha e Portugal...

Labels:

Peter Paul Rubens, Hertogenbosch


Peter Paul Rubens, Hertogenbosch
*Igreja de Ghent, livre ao público*

Este foi o primeiro quadro que vi na Bélgica e diga-se que foi o que me despertou este desejo de procurar arte na internet. Nem todos os trabalhos que publico foram vistos pessoalmente, não é que não o desejasse...

Depois queria arranjar uma forma de mantê-las comigo sem voltar a pesquisar tudo de novo.

É por isso que crio este blog, não é minimamente técnico, o conhecimento que tenho pela pintura é apenas a adoração da beleza.

Não escrevo e arquivo aqui para ninguem além de mim

Labels:

Wednesday, March 22, 2006

Os pensamentos que não partilhei

Ora para começar esta é a entrada de minha casa, sim já tinha dito que era o bairro mais giro cá do sítio mas podem também ver que tem um século de vida, construida em 1904, tem um pequenino estacionamento à entrada para todas as bicicletas! E fica muito bem com uns raios de sol eheh

1. pensamento - Não consigo compreender como é que estas meninas andam todas de saia na bicicleta! Ando eu aqui de calças e sobretudo e elas com uns collants e uma sainha da moda, alguns parece que nem collants, é preciso muita coragem. A verdade, é que ficam todas giras a andar de bicicleta... não é meninos?

2. pensamento - Lá porque apareceram uns raios de Sol não é preciso virem todas para a rua de manga curta e calções! Alguns até com a toalha às costas. Estes belgas quando aparece o sol transformam-se, em animais mais simpáticos, saiem para a rua jogar futebol, basket ou apenas deitarem-se na relva! Mas calma! Afinal continuam 0ºC!!! Eu é que não me aventuro sem o cachecol ou as luvas, mas o raio d sol nas costas acaba por aquecer um bocadinho e sabe bem :D

3. pensamento - Estes belgas são mesmo atados! Ontem passei por uma escola primária, no recreio estavam muitas crianças a brincar, jogava, faziam barulho e aprendiam a ser pessoas...
Dei por mim a pensar em que altura da mutação os belgas se transformam nestes seres que não sabem dançar, acanhados e sombrios. Espero que a PrimaVera me traga uma ideia diferente deles.

Labels:

Wednesday, March 15, 2006

Master in Industrial Management


A minha faculdade é a de Ciências Aplicadas, e o meu curso um mestrado em Gestão para Engenheiros. Aqui eles têm este Master como 4º ano, depois de um Bacharel de 3 anos na ciência que lhes foi de interesse: Eng eléctrica, mecânica, civil, etc

Eles podem escolher entre 4 ramos, sendo eles Energia e Ambiente, Logistica, Produto e Produção, e Comunicação e Informática; eu tou horizontalmente a ter 1 ou 2 cadeiras de cada um...

Cada aula que vou, encontro muitos chineses, latinos , todos tentando perceber as regras da Gestão de Qualidade que os professores (bons oradores) se gabam de ter na Bélgica.
A verdade é que mais uma vez não se vê os alunos nacionais nestas aulas, temos de nos deslocar a aulas de gestão tradicional, jornalismo, arte ou história para ver os alunos.

Tal como em Portugal, parece que se foge à ciência e à industria, e acabam por andar professores de grande interesse e a ensinar coisas importantes para o desenvolvimento tecnológico, económico e sustentável aos alunos de Leste ou do Oriente.
A única coisa que os belgas se preocupam sempre em perguntar a cada um deles, é se voltam para o seu país quando acabarem o curso, percebe-se porquê não ?

Eu não quero cá ficar, mas acho que vou aprender aqui muita coisa extremamente útil e actual, importante para o meu desempenho pessoal. As festas de convívio também são importantes... E eu cumpri o meu papel ;-)

Sunday, March 12, 2006

Relaxar em Leuven


Os domingos são sempre os dias mais tristes e sem nada para fazer dos Erasmus; quando não saimos porque alguém está doente, ou a noite foi longa ou porque temos que estudar!

Para combater a nostalgia e a falta das tardes passadas com a família, ou a falta de todo o movimento do restaurante (passar o dia a pensar que tá tudo a correr a trabalhar e eu aqui sem nada para fazer!) fazemos um almoço simpático, português e tardio e vamos tomar um café que dura o fim de tarde todo, e há tanto para falar!

Afinal não estamos com amigos de sempre, estamos com amigos novos de quem nada sabemos, e as experiências dos outros são sempre interessantes para nós, já que como costumo dizer, nunca vamos conseguir passar por todas elas na nossa curta existência!

Saturday, March 11, 2006

Antwerpen outra vez

A última viagem a Antwerpen foi muito desmotivante.
Eu já lá tinha estado e voltei porque a cidade é muito rica e cosmopolita, tem tanto para ver! Acaba por ser mais bonita e select que Bruxelas.

É a cidade dos diamantes, tendo a maior quantia de dinheiro em turnover e o maior conhecimento. Tem a maior sala de diamantes com entrada livre, apesar de não ter conseguido visitar.
Depois tem o Museu-Casa do Peter Paul Rubens, bastante conhecido por toda esta zona da europa, pelo que percebi não era grande pintor, mas conseguiu monopolizar de forma a tornar-se um homem influente, ter os mais geniais pintores como aprendizes e assim tem quadros com o seu nome espalhados por todas as igrejas cá do sítio...
Tem também o Royal Museum of Fine arts com quadros muito conhecidos e colecções conceituadas, e eu estava com a coragem para o ir visitar, mesmo que fosse longe e sozinha!

Acabei por passar o dia entre cafés e centros comerciais para fugir ao frio insuportável!!
A verdade é que me preparei toda, com o máximo cuidado desde as peúgas grossas e solas de sapatos, aos cachecois camisolas luvas e chapéu! Não foi suficiente, estava a nevar e o frio era altamente desmotivante; daí que as melhores recordações que guardo foram os wafles quentinhos, os cafés e os chocolates quentes, em sítios agradáveis junto ao rio ou no centro-comercial ou no primeiro andar.

Claro que quero lá voltar! Nos dias quentes de Verão, quando dizem que é uma cidade viva e alegre, cheia de vida citadina e boémia... espero pelo calor

Monday, March 06, 2006

Viajar pelos livros


Ora também se tem de começar a olhar para os livros!!

Uma pilha enorme de livros e sebentas em inglês já olham para mim, também alguns trabalhos e grupos para começar a aplicar conhecimentos

Sunday, March 05, 2006

A dona de casa, novamente


Para não ser uma dona de casa desesperada, passei 2horas a cozinhar para toda a semana, o objectivo é não faltar ou chegar atrasada às minhas interessantes aulas... Espero continuar com motivação para as próximas semanas!!! Tou a ficar pró: broculos com molho, arroz de manteiga, peixe cozido, tomatada de peixe, frango no molho de leite e pimenta, tudo muito gostoso... Saudades de casa, afinal é o meu primeiro domingo sem nada para fazer!! Passei o dia a actualizar o blog, a lembrar o restaurante, a preparar a próxima semana e a desejar que a má disposição (quase constipação) passe...

Bruxelas finalmente, mas apenas 1/3


Finalmente fui a Bruxelas!! Depois de um mês na Bélgica,
ter já visitado: Ghent e Antuerpia e saido do país 2vezes à Holanda e Alemanha, já era hora de visitar a capital, e posso dizer que o melhor ficou realmente para o fim...

Começo por dizer que visitamos apenas uma parte da cidade, deixamos o parque Europa, os museus e jardins para outro dia... Concentramo-nos na parte mais vazia da cidade, com monumentos como igrejas, muralhas e a Ópera por entre os edifícios, onde os antigos e os novos cuidadosamente escolhidos, entram em harmonia (não é privilégio de qualquer cidade, mesmo que desenvolvida, é resultado de algum senso e bom gosto). Também visitamos a mitica Grand Place e arredores, para entrarmos no estilo de vida, habitos e prazeres dos belgas citadinos numa tarde soleira de sábado...


Bruxelas foi para mim uma agradável surpresa, como este blog já tive em alguns países e capitais, a verdade é que Bruxelas merece uma especial enfâse, pela harmonia de edíficios que acaba por não permitir cobertura fotográfica mas sim uma visita presencial pelo sem fim de belos edificios, sejam eles antigos ou recentes... algo de notar é as abundantes lojas de sexo, inclusivé especializadas e as revistas de sexo em todos os quiosques!!

Mas os belgas desta cidade sabem valer o que têm, e fazem uso dos excelentes cafés e esplanadas, os chocolates tipicos e de extremissima qualidade, os wafles simples com chocolate, com chantily e morangos, os tão conhecidos gelados Hagen Daes... depois têm todo o tipo de lojas pelas ruas centrais: os tipicos souvenirs, rendas, uma loja de casas de bonecas e todas as miniaturas imaginaveis pelos preços mais descabidos para o comum português, as lojas com cascatas de chocolate, a rua das lojas - a rua Nova, acessível a qualquer civilização moderna, com os ciganos a vender cachecois na rua; e a famosa rua de lojas coberta, o primeiro centro comercial!!! Cada coisa para uma carteira diferente, já que o que o que melhor distingue as pessoas do Mundo não é a cultura, a lingua ou a religião, não é a cor da pele nem os estudos que tem, na cidade mãe da União Europeia se testa, que o que divide as pessoas é o quanto têm no bolso, é cada vez mais o que as define, e Bruxelas é uma cidade Requintada...

Labels:

Carnaval português em Leuven


Colónia foi muito giro, diferente e cultural; mas não conseguiu aquecer o coração e deixou um monte de saudades da noite com os amigos ou o desfile com a família em Torres Vedras!

Talvez por isso no ultimo dia de Carnaval-3ª feira, os portugueses encheram-se de coragem, mascararam-se e foram para os bares divertir-se, unicos na Bélgica!! Estranhamente os bares tinham pequenos anuncios de que qeum estivesse mascarado na 4ªf, 1 de Março tinha bebidas mais baratas! E é verdade que no próximo dia, o de ressaca, vimos muitos belgas a divertirem-se...

A nossa festa foi excelente, voltamos a testar que a comunidade portuguesa consegue encher um bar, o que é estraordinário e já foi comentado; mas como o Carnaval para nós é tentarmos ser o que gostariamos de ser... Olhem como fico linda com estas trancinhas ruivas? Sentia-me tão bem com elas :D Acho que fingir no Carnaval não faz mal, ajuda a definir os nossos interesses e a nossa personalidade eheh

Carnaval em Colónia

K
O
L
N

K
A
R
N
I
V
A
L

Estava eu na dúvida sem saber que foto escolher para definir mais esta experiência, quando encontro A perfeita: Paisagem e Carnaval!!

Foi isso que foi a nossa viagem a Colónia! Uma decisão de ultima hora, de quem não queria ficar em Leuven com um monte de belgas que não sabem o que é o Carnaval!

Apanhamos um autocarro com um monte de classe média/muito baixa, que faziam autocarro Londres - Frankfurt (abram o mapa e investiguem, dá que pensar :-S ) e chegamos à cidade sem sitio para dormir...

A primeira coisa que se nota na cidade é a grande catedral bem no meio, junto da estação central de metro, comboio e autocarro; com todo o tipo de edificios fora do contexto à volta! A segunda que se nota é que a cidade tem pouco ou nada mais para ver e andar por 15minutos congela até à alma! É por isso que as melhores lembranças de Koln são os cafés em que entravamos de 15 em 15 minutos para aquecer a sola dos sapatos e o estômago.

Depois o Carnaval... mais uma vez os alemães revelaram-se de extremos:
A noite é um exagero de sexo, charme/sensualidade de baixo nivel, musica alemã, alcool e salsichas bratwurst...
O dia, um estilo sério e imperial de desfile de cavalos, bandas e toda a ostentação de dinheiro e poder, que acaba por ser bonito e impressionante, interessante e diferente que tornam merecido visitar a cidade pelo Carnaval, e os chocolates e doces que eles atiram à multidão devem custar uma fortuna mas nunca são um exagero!!! Quem não me conheça ;-)

As viagens tanto de ida como volta fizeram-me lembrar o meu pai!! Tu que não queres passear e ver coisas novas, perdes a surpresa e espanto com que os alemães cultivam, têm os terrenos tão bem cuidados e em grande escala, com todo o tipo de condições: estradas, centrais energéticas... O que deixa logo ver que chegamos à Germânia!!

Labels:

Comunidade portuguesa em Leuven


É verdade, além da minha mini familia, Leuven está cheia de portugueses estudantes, que se deslocam aqui para fazer as equivalências, sejam elas de Comunicação, Direito, Gestão, Farmácia ou Engenharia.

Creio que todos com os mesmos interesses: pequena cidade, que a torna menos cara; no centro da Europa e a 20min de Bruxelas; excelente ambiente internacionalmente jovem!!

Este facto é uma moedas de duas faces: é muito bom ter uma base forte de pessoas conhecidas e faceis de contactar, com quem partilhamos interesses, costumes e linguagem; por outro lado a minha experiência de Erasmus torna-se limitadora, já que acaba por ser sempre mais fácil relacionar com eles e a experiência multi-cultural perde-se, acabamos por ser um monte de amigos que vai às aulas e à noite encontra-se no FakBar de Psicologia 'Pavlov', para decidir onde vai ser a festa esta noite...

A questão que se coloca é se este meu comportamento terá sido uma opção, uma consequência, ou a minha única alternativa!
Get Your Own! | View Slideshow

Party!!

Get Your Own! | View Slideshow